Que sufoco! Nesta terça-feira (28), em Macau, na China, a Seleção Brasileira feminina de vôlei venceu o Japão no tie-break por 3 x 2, na abertura da segunda semana da VNL. Próxima quinta-feira (30), o Brasil volta à quadra para enfrentar a Holanda, no mesmo local e também no mesmo horário.
Foto: FIVB
O jogo
O primeiro set foi muito disputado, as japonesas largaram na frente. Zé Roberto sabia que não seria um jogo fácil, assim como não foi em nenhuma partida até aqui. No entanto, no mesmo instante que o Japão abria frente, o Brasil ia buscar principalmente com os bloqueios de Ana Cristina e Carol. Mas em um descuido, o Japão venceu por 26 x 24.
Veio o segundo set e a seleção japonesa continuou concentrada. Abriram logo 5 x 1 de frente, porém, as invictas na VNL foram buscar o resultado. O destaque foi para a central Thaisa, que fez a sua estreia na competição e reestréia com a camisa da Seleção. Ela entrou e, logo na sequência, mandou uma bomba para furar o bloqueio japonês. No fim, devolvemos em 26 x 24.
Desastre. Essa, com certeza, é a palavra que resume este set. O Japão voltou com tudo e, abrindo sete de vantagem, não tinha como o Brasil conseguir a reação. Até tentou no fim, quando encostou no placar em 21 x 17. Mas não teve jeito, as japonesas fecharam em 25 x 19.
No quarto set o Brasil se recuperou. Diferente do terceiro período, os erros foram corrigidos de maneira eficaz. Por outro lado, a Seleção do Japão que se desconcentrou e viram as brasileiras anotarem vários pontos. Um inclusive, no Ace de Ana Cristina. Dessa forma, vitória por 25 x 20 e vamos para o tiebrack.
A tônica do set decisivo foi a mesma do final da quarta parcial. Com Thaisa bem no ataque, o Brasil abriu vantagem logo no início da parcial e chegou a 4/1. A partir daí, a seleção manteve-se a frente até o fim. Gabi foi muito bem na defesa e no ataque e Thaisa cresceu no bloqueio, o que impulsionou a vitória brasileira por 15/11.