No ano de 2023, a noite desta quinta-feira (21) foi, com certeza, a mais especial para o torcedor vascaíno. Com direito a mosaico 3D com a frase “Resistiremos”, mais de 20 mil apaixonados pelo Vasco acompanharam a vitória do seu clube frente ao Coritiba por 5 x 1, em São Januário, pela 24ª rodada da Série A. A torcida Cruzmaltina estava proibida de ir ao seu estado desde o dia 22 de junho.
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Muita confusão na derrota para o Goiás na por 1 x 0, ainda no primeiro turno, deixou o torcedor impedido de frequentar São Januário após 89 dias. Nem o próprio Ramon Díaz, treinador do Vasco, havia comandado o clube no estádio. Vegetti, atacante argentino que marcou dois gols contra o Coritiba, também não.
Na entrada do time em campo, foi erguido um mosaico em 3D. A imagem estampava um torcedor com o uniforme dos Camisas Negras e a faixa escrito “Resistiremos” exalta a luta contra preconceitos, como o elitismo e o racismo, que é uma das bandeiras históricas do Vasco.
Foto: André Durão
A festa não começou dentro do estádio, mas fora. Centenas de vascaínos chegaram cedo à São Januário para matar a saudade do estádio e das Barreiras.
Vasco depende das próprias forças para sair do Z4
Em campo Zé Gabriel e Rossi no primeiro tempo marcaram 2 x 0. Na segunda etapa, marcaram Vegetti, duas vezes, fzendo o seu sexto gol em sete jogos com a camisa do Vasco e Gabriel Pec. 5 x 1 numa festa absurda do torcedor.
Com o resultado, o Vasco chegou aos 23 pontos e agora depende apenas das próprias forças para sair da zona de rebaixamento. Na próxima segunda-feira (20), às 20h (de Brasília), na Arena Independência, encara o América MG. Já o Coritiba segue afundado na lanterna, com 14 pontos, amargando sete derrotas consecutivas. Na quarta-feira (20), às 19h, joga contra o São Paulo no Morumbi.