A noite da última quarta-feira (17) foi reservada para estreia da dupla BA – VI no Campeonato Baiano, pela 1ª rodada da competição. Em Riachão do Jacuípe, no estádio Eliel Martins, o Leão da Barra, que estreava a estrela de Campeão Brasileiro da Série B de 2023 na camisa, venceu a Jacuipense pelo placar mínimo de 1 x 0.

Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Jacuipense x Vitória
O jogo começou com a Jacuipense atacando, afinal, estava atuando em sua casa. Jean, atacante do Leão do Sisal, tentou várias vezes chegar ao gol de Lucas Arcanjo. No entanto, além de ser interrompido com defesas do melhor goleiro da Série B, foi parado pela melhor dupla de zaga Camutanga e Wagner Leonardo.
O Vitória chegava esporadicamente, sem muito perigo ao gol adversário. Mas, os 23 minutos, o campeão da Série B foi premiado com um golaço. Osvaldo recuperou a bola na entrada da área e arriscou uma bomba, que carimbou o travessão. No rebote, Iury Castilho ganhou na disputa com o zagueiro e bateu de primeira, com estilo, para fazer o 1 x 0.
A partir daí, a Jacuipense tentava empatar. Mas sempre se esbarrava no goleiro. O Vitória, que já tinha estreias em seu time titular, Patric Kalmon, Willian Oliveira e Caio Dantas, promoveu a estreia de Erick Castilho, o equatoriano, que levou perigo logo no primeiro lance com um chute forte aos 20′ da etapa final.
Bahia x Jequié
O Bahia, que estreou logo depois, não deve a mesma sorte. Utilizando um time alternativo, tendo em vista que a equipe principal está em Manchester e só volta no domingo (21), o Esquadrão estreou perdendo para o Jequié pelo placar de 1 x 0 na Arena Fonte Nova.
Logo aos 11′, o primeiro castigo do ano para o torcedor Tricolor. O centroavante Alex Gonçalves recebeu boa bola próximo a grande área e chutou forte para o gol, sem chances para o goleiro Adriel. O Esquadrão ainda tentou se impor, com maior posse de bola, chegou mais vezes ao gol do Jipão.

Foto: EC BAHIA
Lucas Aruba recebeu cruzamento feito pelo meia Roger Gabriel, livre de marcação, mas o jovem camisa 11 cabeceou a bola na trave. O Jequié ainda teve um expulso, mas apesar da vantagem numérica em campo, o Esquadrão não conseguiu igualar o marcador.
Próximos jogos
O Vitória joga no sábado (20), às 16h (de Brasília), contra o Bahia de Feira no estádio Manoel Barradas, o Barradão, pela 2ª rodada do Campeonato Baiano 2024.
O próximo jogo do Bahia pelo Campeonato Baiano 2024 será neste domingo (21), às 16h, contra o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Antônio Carneiro (Carneirão). Novamente, o Esquadrão de Aço utilizará time alternativo